Pesquisar
Close this search box.

Como parar a procrastinação?

Primeiramente, a procrastinação é marcada pelo costume de adiar ou postergar a execução de uma tarefa ou a tomada de uma decisão.

Por exemplo, você pode adiar a execução de uma tarefa doméstica, de fazer um relatório complexo no trabalho ou mesmo o ato de estudar para uma prova difícil. Tudo isso é procrastinação.

De acordo com um estudo realizado pela Triad PS de 2023, cerca de 70% brasileiros adiam a execução de determinadas tarefas.

Isso pode atrapalhar a vida pessoal, acadêmica e profissional dos indivíduos.

Nesse sentido, entenda alguns passos para você parar a procrastinação em sua vida.

1 – Comece o dia ativamente

Em primeiro lugar, evite pressionar o botão de soneca no seu despertador.

Isso porque, os inicialmente cinco minutos de soneca têm o potencial de se estender para 20 minutos, resultando em um começo de dia permeado pelo sentimento de culpa.

Assim, se você tem compromissos pela manhã, acabará saindo de casa apressado, com uma carga de culpa e ainda se sentindo sonolento.

Nesse sentido, uma dica valiosa é começar o dia arrumando a sua cama. Em síntese, ao realizar essa simples tarefa diariamente, você experimentará uma sensação de orgulho por concluir a primeira atividade do dia.

Por fim, essa sensação positiva servirá como um estímulo fundamental para enfrentar todos os outros compromissos que aguardam sua atenção.

2 – Estabeleça metas para seu diaComo parar a procrastinação

A segunda dica sobre como parar a procrastinação é estabelecer pequenas metas para cumprir durante o dia.

Em síntese, qualquer plano de metas pode ser tanto benéfico quanto prejudicial para o processo de superação da procrastinação, portanto, faça escolhas criteriosas.

O ideal é dar prioridade às tarefas mais urgentes e gerenciar bem o seu tempo diário, deixando tempo livre para imprevistos e pausas.

Nesse sentido, evite criar planos complexos que demandem muito tempo desde o início.

Isso pode desencorajar você e resultar em desânimo, aumentando as chances de procrastinação.

Assim, comece com o básico. Estabeleça metas acessíveis e simples que, ao serem alcançadas, proporcionem prazer e satisfação.

Com o tempo, você se sentirá mais capacitado a alcançá-las, percebendo um aumento de ânimo e disposição para enfrentar novos desafios.

3 – Faça uma lista de tarefas diariamente

Sumariamente, organizar suas tarefas por prioridade é uma estratégia eficaz para gerenciar o tempo e aumentar a produtividade.

Nesse sentido, ao ter uma visão clara das obrigações mais importantes, você pode focar sua energia nas atividades que realmente demandam atenção imediata.

Além disso, a sensação de realizar e riscar um item da lista de afazeres pode proporcionar um senso de realização e motivação.

Você pode anotar suas tarefas em uma agenda, um post-it, em um aplicativo de celular ou qualquer outra plataforma de sua preferência.

Assim, coloque sua lista em um local visível para que você possa consultá-la regularmente e atualizá-la ao longo do dia, garantindo que esteja sempre alinhada com as demandas e prioridades de tarefas diárias.

Por fim, essa prática contribui para manter o foco e a organização, facilitando o alcance de seus objetivos diários.

4 – Faça uma tarefa por vez

De antemão, ao escolher uma abordagem mais sequencial e concentrada em uma tarefa por vez, você reduz a pressão mental e permite uma execução mais eficiente das atividades.

Afinal, ao se dedicar integralmente a uma tarefa antes de passar para a próxima, é mais provável que você alcance um resultado mais satisfatório, sem a dispersão causada pela tentativa de lidar com múltiplos afazeres simultaneamente.

Por isso, lidar com as tarefas de maneira mais linear também ajuda a evitar a sensação de sobrecarga e indecisão sobre por onde começar.

Por fim, ao completar cada item da lista, você ganha um senso de realização que impulsiona a motivação para enfrentar os próximos desafios.

Portanto, concentre-se em uma coisa de cada vez e permita que esse enfoque direcione sua jornada de produtividade.

5 – Tenha recompensas pessoaisComo parar a procrastinação

Para finalizar, estabelecer intervalos regulares para desfrutar de um momento nas redes sociais não apenas ajuda a quebrar a monotonia do trabalho ou estudo, mas também pode ser uma ferramenta eficaz para manter a motivação.

Dessa maneira, ao incorporar esses intervalos como recompensas estratégicas ao longo do dia, você cria uma dinâmica em que o tempo dedicado às redes sociais se torna um prêmio pelo seu esforço contínuo.

A escolha da recompensa é pessoal e pode variar de pessoa para pessoa.

Nesse sentido, a recompensa pode ser assistir a um vídeo engraçado, navegar por atualizações de amigos ou simplesmente relaxar por alguns minutos.

É importante identificar o que mais agrada você e transformar isso em uma recompensa tangível pode tornar seus esforços mais gratificantes e, ao mesmo tempo, manter um equilíbrio saudável entre o trabalho e o lazer.

Assim, experimente essa abordagem para encontrar a melhor maneira de integrar pausas produtivas em sua rotina diária.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.